Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista REDIVI – REVISTA de DIVULGAÇÃO INTERDISCIPLINAR é uma publicação que expressa o resultado de um projeto conjunto, congregando a Vice-Reitoria de Ensino, a Vice-Reitoria de Pesquisa e Extensão e o Nucleo de Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí.

Tem como finalidade a divulgação regular e periódica dos resultados de estudos, de práticas docentes, de relatórios de estágio supervisionado, de pesquisas e de ações extensionistas desenvolvidas pelos docentes e discentes da Instituição, na área das licenciaturas, bem como de colaboradores externos.

O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) que consiste em uma ferramenta utilizada para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas, propiciando agilidade nos procedimentos editoriais desde a submissão, avaliação, revisão, até a publicação online e a indexação.

 

 

Políticas de Seção

APRESENTAÇÃO

Editores
  • Heloisa Leal Gonçalves
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

Editores
  • Heloisa Leal Gonçalves
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Coordenação do Núcleo das Licenciaturas preside o Conselho Editorial sendo responsável pela realização das chamadas de submissão de trabalhos para o público alvo.

O conselho editorial é interdisciplinar e participa da avaliação dos trabalhos acadêmicos, envolvendo convidados internos e externos de comprovada titulação acadêmica e experiência em atividades de iniciação científica.


1)    Políticas de Hospedagem

Serão hospedadas as publicações periódicas virtuais institucionalmente ligadas à UNIVALI/Portal SEER/REDIVI que respeitem:

  • o projeto original submetido ao Conselho Universitário;
  • a garantia do princípio da autoria;
  • a avaliação para outros propósitos que atendam demandas e seleções  de indexação em base de dados, financiamento de publicação, desenvolvimento de coleções, mensuração da produção acadêmica e critérios ou métodos adotados.

 

2)    Políticas Gerais

Serão publicados na REDIVI produtos de divulgação acadêmica e científica que contemplem os critérios, a saber:

  • a capacidade transformadora da universidade e de sua produção acadêmica;
  • o poder de indução de mudanças e impactar o mundo tecnologicamente associado ao esforço de difusão dos saberes;
  • a elevação de seu papel nas transformações de mundo à medida que amplia suas iniciativas de publicizar estudos e os avanços na investigação científica;
  • a apropriação de instrumentos de comunicação para difusão e democratização do acesso ao conhecimento.

 

3)    Políticas de Forma

Serão publicados na REDIVI produtos de divulgação acadêmica e científica que possuam o formato, a saber:

  • respeito às normas da revista e demais instruções/orientações de cada edital de chamada;
  • pontualidade na entrega das produções acadêmicas de cada chamada e dos arquivos complementares para autoria;
  • normalização das produções acadêmicas em cada chamada, tendo como base o Caderno nº 4 da UNIVALI.
  • garantia de espaço para publicação interna (endogenia);
  • referenciação das fontes de consulta.

 

4)    Políticas de Conteúdo                    

Serão publicados na REDIVI produtos de divulgação acadêmica e científica avaliador pelo Conselho Editorial, que apresentes os conteúdos, a saber:

  • produção e divulgação acadêmica;
  • resultados de estudos, de práticas docentes, de relatórios de estágio supervisionado, de pesquisas e de ações extensionistas;
  • material escrito desenvolvido pelos docentes e discentes na área das licenciaturas,
  • material escrito de colaboradores externos;
  • revisão aos pares;
  • conselho editorial nomeado pela presidência da REDIVI.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

REDIVI - REVISTA DE DIVULGAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO NUCLEO DAS LICENCIATURAS

Editor Responsável:

Profª Dra. Clarice Pires

Grande Área de Conhecimento:

Educação

Áreas de Conhecimento Específicas:

Licenciaturas

Justificativa:

A revista REDIVI - REVISTA DE DIVULGAÇÃO INTERDISCIPLINAR será uma publicação do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí. Tem como  finalidade a divulgação regular e periódica dos resultados de estudos, de práticas docentes, de relatórios de estágio supervisionado, de pesquisas e de ações extensionistas desenvolvidas pelos docentes e discentes da Instituição, na área das licenciaturas, bem como de colaboradores externos.

Com o compromisso de atuar qualitativamente para a formação de licenciados nas áreas de abrangência do Núcleo das Licenciaturas a publicação contribui como agente de formação para iniciação científica, ao articular o ensino, a pesquisa e a extensão, expressará uma ação de incentivo às políticas institucionais para área das licenciaturas.  

O cenário na área vem sendo incentivado pelo governo federal e pela instituição, ao concederem apoio na formação de licenciados, por meio de programas e projetos como, por exemplo, PARFOR, PIBID, PROLER, Artigo 170 e 171 etc. Em razão disso, estima-se que essa seja uma experiência inovadora e, sobretudo, uma alternativa para documentar a memória histórica do ensino superior nas licenciaturas, e, sobretudo, uma forma interessante para retribuir o apoio concedido externamente, que vem prestigiando nossa universidade.

Sabe-se que a oportunidade de publicar trabalhos acadêmicos em periódicos científicos representa, aos estudantes, um fator de motivação para continuidade dos estudos em níveis posteriores ao da graduação.

Logo, a criação da REDIVI representa um instrumental de conscientização, contribuindo para consolidação dos Cursos de Pós-Graduação oferecidos na área das licenciaturas e afins, bem como junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali. 

Objetivo Geral:

Divulgar, de forma periódica, regular e interdisciplinar, artigos e outras modalidades de comunicações acadêmicas contendo resultados de estudos, de práticas docentes, de relatórios de estágio supervisionado e de pesquisas desenvolvidas pelos docentes e discentes da Instituição, na área das licenciaturas.