• Resumo

    [18] AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: POSITIVISMO, MARXISMO E ESCOLA NOVA

    Data de publicação: 06/10/2017

    [CURSO: HISTÓRIA]

    Durante muito tempo, os problemas encontrados no ambiente escolar estavam quase sempre relacionados ao mau comportamento e a individualidade dos discentes. As dificuldades dessas comunidades escolares eram totalmente subjetivas, jamais relacionadas com os métodos de ensino utilizados pelos professores. Porém, com o passar do tempo, viu-se que a grande problemática entorno das questões de ensino-aprendizagem estava, também, associada com as metodologias utilizadas pelos docentes. Visto que esses métodos de ensino tradicionalistas estavam entrando em crise, justamente por desconsiderar mudanças no currículo, novas formas de ensinar foram surgindo e começaram a ganhar força no pensamento filosófico. Além da metodologia positivista, influenciadora das demais ciências em sua forma de organização e de visão de mundo, o marxismo e a escola nova começaram a integrar uma nova maneira de pensar o ensino, principalmente, o da história.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal