• Resumo

    [25] A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Data de publicação: 06/10/2017

    [CURSO: PEDAGOGIA]

    O presente relato tem como referência o processo de estudo empregado na realização da disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, que teve como objetivo compreender a docência na Educação Infantil. A pesquisa foi efetivada em um Centro de Educação Infantil, pertencente à rede pública municipal de ensino de Itajaí, que atende crianças de zero a cinco anos e onze meses. Participaram da pesquisa 20 crianças de maternal, professoras e gestão. Buscou-se organizar a experiência da docência pelo viés da matemática buscando identificar a noção matemática que as crianças tinham, especificamente, as noções de tempo, correspondência, classificação, seriação, inclusão, comparação, na perspectiva do desenvolvimento da matemática com outras linguagens. O estudo atende as perspectivas da pesquisa qualitativa e os procedimentos de coleta dos dados compreenderam: protocolos de observação, pesquisa bibliográfica, plano de intervenção, registros fotográficos e em diário de campo. As interações junto ao grupo de crianças, professoras e gestão da instituição permitiu alguns achados, dentre eles compreender a concepção de trabalho matemático na educação infantil e as suas interpretações por parte das crianças, em especial. Considera-se que esta pesquisa fomentou a importância da ação docente para a Educação Infantil, e o quanto são sutis as práticas pedagógicas relacionadas à matemática e a necessidade de olhar como docente para esta linguagem e sua inserção com a arte, música, movimento, brincadeiras, no cotidiano de educar e cuidar.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal