• Resumo

    [28] EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PROCESSOS EDUCATIVOS: REFERÊNCIAS CULTURAIS E MEMÓRIAS COMO ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Data de publicação: 06/10/2017

    [CURSO: HISTÓRIA]

    O artigo apresenta os resultados do projeto de extensão universitária Educação Patrimonial: Cultura, Memória e Patrimônio com foco nas atividades realizadas no ano de 2016. Esse projeto, vinculado ao curso de Licenciatura em História da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí tem como finalidade promover ações de educação patrimonial no âmbito do ensino médio e fundamental, utilizando situações de aprendizagem que contemplem a valorização da memória e do patrimônio cultural existentes nos espaços de vida dos alunos. Nos trabalhos realizados com o CAU-Colégio de Aplicação UNIVALI (campus Balneário Camboriú-SC), álbuns de família dos alunos foram utilizadas como fontes de pesquisa, resultando num estudo sobre memória que possibilitou a compreensão dos itinerários migratórios dos seus familiares. Na escola Básica Elias Adaime, as atividades originaram o inventário de sete referências culturais existentes no bairro Cidade Nova (Itajaí-SC), organizadas na forma de uma exposição e um dossiê. Em ambos os casos, os resultados observados apontam para o desenvolvimento da capacidade de valorização, preservação e difusão da memória e dos bens culturais, tanto dos alunos como das comunidades existentes no entorno das escolas atendidas pelo projeto.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

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