• Resumo

    APRENDIZAGEM CRIATIVA: MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO FONTE SONORA PARA A COMPOSIÇÃO

    Data de publicação:

    RESUMO: O presente artigo focaliza a aprendizagem criativa no contexto da educação musical escolar, sob a perspectiva de um grupo de trinta e cinco crianças matriculadas no sexto ano do ensino fundamental, explorando questões desde a experimentação sonora livre, passando pela criação mais definida, até chegar à reflexão destes elementos, resultando no valor musical desejado. Tal discussão resulta de pesquisa qualitativa, feita durante a disciplina de Estágio Supervisionado do 7º período do curso de Licenciatura em Música da UNIVALI, realizado por dois acadêmicos no Colégio Cenecista Antônio Pedro Fayal em Itajaí. O objetivo foi promover atividades de criação, apreciação e execução musical com materiais alternativos, visando uma composição musical e sua gravação em áudio. Foram realizadas 01 visita técnica, 01 aula diagnóstica e 10 intervenções, tendo a problemática de como lidar com um número elevado de alunos em sala por meio de atividades de prática musical. A análise dos resultados destaca as concepções dos alunos sobre música, o contexto em que se deu a produção da composição, bem como as condições dos professores para a realização da pesquisa da prática pedagógica. Os alunos puderam conhecer diferentes maneiras de se fazer música, experimentar sons em instrumentos musicais não convencionais, exercitar as habilidades rítmicas, e desenvolver a criatividade ao criarem músicas. 

  • Referências

    REFERÊNCIAS

    ANTUNES, Jorge. Criatividade na escola e Música Contemporânea. Atravez: www.atravez.org; acessado em 28/02/2012

    BEINEKE, Viviane. A composição em sala de aula: como ouvir as músicas que as crianças fazem? In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes, 2000.

    BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

    GORDON, Edwin E. Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

    HENTSCHKE, Liane; DEL BEM, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEM, Luciana (Org). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

    NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possiblidades. In: Caderno de pesquisas em Administração. V.1, n° 3, 2° sem. São Paulo: FEA/USP, 1996.

    KRÜGER, Susana Ester. Perspectivas Pedagógicas para Avaliação de Software Educativo-musical. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

    PENNA, Maura. Música(s) e seu Ensino. Porto Alegre: Editora Meridional, 2010.

    SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

    SWANWICK, Keith; TILLMAN, June. The sequence of musical development: a study of children's composition, British Journal of Music Education, 3, p.305-339. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

    UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí. Cadernos de ensino: formação continuada, ensino superior. Ano 7, n. 9. Itajaí: Univali, 2011.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal