• Resumo

    BRINCANDO APRENDEMOS A VALORIZAR A VIDA

    Data de publicação:

    RESUMO: O presente estudo apresenta os principais resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, realizada na disciplina de Estágio supervisionado: pesquisa da prática pedagógica, que buscou analisar a promoção de valorização da vida estabelecida por meio do brincar na Educação Física. Por meio de diversas brincadeiras os alunos foram estimulados a compreensão dos aspectos de prevenção e manutenção da vida na dinâmica do ser integrado à natureza, promovendo experiências e vivências positivas para formação cidadã e consciência planetária. Pautou-se a pesquisa em princípios da pesquisa-ação e na perspectiva de reflexão-ação-reflexão. Os elementos teóricos e práticos da abordagem pedagógica da Educação Física Crítico Emancipatória nortearam as ações e reflexões. Foram realizadas oficinas teórico/práticas com os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação UNIVALI (CAU). Os conhecimentos foram abordados numa postura interdisciplinar. Instrumentos para coleta e análise de dados: plano de ensino, planos de aula, relatórios de análise, fotos e filmagens. Identificou-se no brincar a expressão de diferentes saberes e sentidos atribuídos pelos alunos que remeteram a práticas humanizadas e atitudes de valorização da vida. Os alunos demonstraram prazer perante os desafios em prol da vida, preocupações com o ser humano e riscos estabelecidos nas relações com a morte, referentes ao meio em que vivem, com o eu e com o outro. Evidenciaram-se cuidados com o meio ambiente como espaço para brincar, reflexões coerentes e humanizadas da sobrevivência ecológica. Ao brincar demonstraram integração com a natureza na dinâmica da totalidade corporal. O brincar tornou-se uma estratégia para pensar e sentir a vida.

  • Referências

    REFERENCIAS

    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9394, de 20/12/96, publicada no DOU em 23/12/96.

    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

    BOSCATTO, Juliano Daniel; KUNZ, Elenor. Didática comunicativa: contribuições para a legitimação pedagógica da educação física escolar. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 183-195.2009.

    CBM–SC. Projeto golfinho (1998); Disponível em; http://www.cbm.sc.gov.br/ccb/arq_html/projetos_golfinho.php; Acesso abril de 2013.

    GANDHI, M. Não há Caminho Para a Paz. A Paz é o Caminho; o que é Vida. Rio de Janeiro, 2007.

    GLOBOTV. Menino salva irmão após ter aula de primeiros socorros. Disponível em (http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/menino-salva-irmao-apos-ter-aula-de-primeiros-socorros/2478106/). Acessado dia 03 de abril de 2013.

    HOMERO. L. A. L. Bioética. In Dicionário Critico da Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

    JORNAL TRIBUNA INDAIÁ. 2012. Disponível em: http://www.tribunadeindaia.com.br/noticias/cidade/4523-menino-de-11-anos-salva-irmao-de-afogamento.html). Acessado dia 10/05/212.

    KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. Uniijui, 1996.

    ________. Didática da Educação Física. 2°ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

    LASLO, E. A necessidade de uma ética planetária. In: A paz como caminho. Organizadora Dulce Magalhães. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

    MALAGUTTI, P. L. Os quatro elementos da natureza e a matemática. Sociedade Brasileira de Matemática. II Bienal da SBM. Universidade Federal da Bahia, 2004. Disponível em http://www.dm.ufscar.br/~dplm/O%20fogo.pdf.

    MORAES, M. C.; LA TORRE, S. de. Programa Educando para a Vida: Novas estratégias para reencantar a educação.

    PUC/SP/Brasil, 2003. Disponível em http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/projeto.pdf. Acessado dia 16/06/2013.

    MORAES, M. C. Reencantando a Educação a Partir de Novos Paradigmas da Ciência. PUC/SP/Brasil. Out/2004. Disponível em http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/candida/reencantar_educacao.pdf. Acessado dia 16/06/2013.

    Moran, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal