• Resumo

    JARDIM DE CORES, CHEIROS & SABORES: A IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM INFANTIL

    Data de publicação:
    RESUMO: O presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizada na disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, cujo principal objetivo foi compreender a atuação do professor na educação infantil e os elementos que envolvem as diferentes dimensões da docência, ente eles: o contexto educacional, o ambiente de aprendizagem, a organização curricular e a importância do Estágio na formação docente. A pesquisa foi implementada em um Centro de Educação Infantil, pertencente à rede pública de ensino, no município de Itajaí/SC. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram: vinte crianças do jardim I, com idade entre 3 a 4 anos. O estudo se pauta nos princípios da pesquisa qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o protocolo de investigação com base nos indicadores de qualidade para educação infantil (BRASIL, 2009), a análise documental, entrevistas, registros fotográficos e vídeos. Os resultados indicam que o professor precisa estar atento aos interesses da criança e que proponha atividades que apoiem a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Desta forma, considera-se fundamental que o planejamento seja feito com as crianças e para as crianças.
  • Referências

    REFERÊNCIAS

    ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco B; ADAMO, Samanta. Reconhecimento olfativo nos transtornos invasivos do desenvolvimento. Arquivos Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 65, n.4, dec., 2007.

    BONFANTI, Claudete; FREITAS, Adriana de. Estudos Temáticos: educação infantil. Baguaçu: Univali, 2012.

    BERNS, Roberta M. O desenvolvimento da criança. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

    BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v.3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC, SEB, 2006.

    BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

    CARVALHO, Carla; SOUSA, Cintia Metzner de; BONFANTI, Claudete. Prática Docente: Projetos Integrados. Itajaí: Univali, 2011.

    DROUET, Ruth Caribé da Rocha. Fundamentos da Educação Pré-Escolar. São Paulo: Ática, 1997.

    FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo; FUSARI; Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.

    FERREIRA, Idalina Ladeira. Fantoche & Cia. 2ªed. São Paulo: Scipione, 2002.

    HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. Porto Alegre: Artmed, 2002.

    HOHMANN, Cláudia Kuinta Dias. Psicologia do desenvolvimento. Itajaí: Univali, 2012.

    KOKOBUM, Eduardo. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU – Editora da USP, 1988.

    MARAGON, Cristiane. Pequenos sim, mas independentes. Rio de Janeiro<http://www.qdivertido.com.br/verartigo.php?codigo=3 em: 25 de abril de 2013.

    MEDEIROS, Jaqueline. Baú encantado. Disponível em: <http://bauencantado-jackke.blogspot.com.br/2011/10/trabalhos-realizados-com-o-grupo-do.html > Acesso em: 06 de maio de 2013.

    MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: ______. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 9-29.

    OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O currículo na educação infantil: o que propõe as novas Diretrizes. In: BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15860&Itemid=1096

    SILVA, Sandra Cristina Vanzuita. Jogos e Brincadeiras na Infância. Itajaí: Univali, 2010.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal