• Resumo

    NOVA METODOLOGIA DIFERENCIADA DE ENSINO

    Data de publicação:
    RESUMO: Este artigo tem como finalidade situar aluno e professor na nova realidade social que vivemos, buscando compreender o aluno em suas particularidades, de maneira individual, lançando um olhar sobre aspectos sociais e suas expectativas com relação ao método de ensino em sala de aula, e auxiliar o professor na aplicação de uma metodologia diferenciada de ensino na área de História.
  • Referências

    REFERÊNCIAS

    AUSUBEL, David. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

    CAIMI, Flávia Heloisa. Porque os alunos (não) aprendem história? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Niterói, volume 11, 2006.

    CASTANHO, Maria. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Ed. Papirus, Campinas, 2001.

    COMTE, Auguste. Pensamentos que nos fazem refletir sobre a Educação, 75, MEC, 1998.

    DAIRELL, Juarez T. Múltiplos olhares sobre educação e cultura: Escola como espaço sócio cultural. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 1996.

    FRAGO, Antonio Viñao. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

    MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: Contribuições de

    Feuerstein e de Vygotsky. 3. Ed. Curitiba: Gráfica e Editora Venezuela, 2008. 212 p.

    Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v1, p. 47, 48 1998.

    ROCHA, Aristeu C. Proposta metodologica para o ensino de historia, historia na sala de aula. Ed. Contexto. São Paulo, 2003, p. 37-48.

    SAINT-EXUPÉRY, Antonie de. O pequeno príncipe. 29. Ed. Agir, Rio de Janeiro, 1985.

    SAVIANI, Dermeval. As políticas educacionais, as reformas de ensino e os planos e diretrizes. 7ª ed., Campinas: Autores Associados, 1998.

    SNYDERS, G. Feliz na universidade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995.

    STEPHEN, Kanitz. Observar e pensar. Revista veja Ed. Abril, edição 1865, ano 37, n 31, 4 de agosto de 2004, pagina 18.

    WEIGEL, A.M.G. Brincando de Música. Porto Alegre. Kuarup, 1988.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal