• Resumo

    O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL E SUA IMPORTÂNCIA

    Data de publicação:
    RESUMO: O presente artigo busca trabalhar a importância do ensino de história local na educação fundamental e média, a partir do livro didático e da metodologia de ensino empregada nas aulas de história. Para tanto, foram analisados textos de diversos autores sobre o ensino de história local e sua problemática. A importância do ensino de história local permeia o texto, contando com o respaldo de autores como Barbosa (2006), Noronha (2007), Rocha (2003), entre outros citados no texto.
  • Referências

    REFERENCIAS

    ROCHA, Aristeu Castilhos da. Proposta metodológica para o ensino de história. Revista de Ciências Humanas, v. 4, n. 4.: Erechim, 2003.

    NORONHA, Isabelle de Luna Alencar. Livro didático e ensino de história local no ensino fundamental: Associação Nacional de História - ANPUH XXIV. Simpósio Nacional de História, 2007.

    BARBOSA, Vilma de Lurdes. Ensino de História Local: redescobrindo sentidos. Saeculum – Revista de História: João Pessoa, 2006.

    NOGUEIRA, Natania Aparecida da Silva. O ensino da história local: um grande desafio para os educadores. IV Seminário Perspectivas do Ensino de História: Ouro Preto, 2001.

    RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1992, p. 43.

    FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2003.

    PAIM, Elison Antonio; PICOLLI, Vanessa. Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino: Londrina, 2007.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal