• Resumo

    O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS

    Data de publicação:

    RESUMO: Este artigo tem o objetivo de relatar atividades desenvolvidas com uma turma de bebês em um Centro de Educação Infantil. O público alvo constituiu-se por um grupo treze bebês, com idade entre doze a vinte e quatro meses. Foram realizadas cinquenta horas em campo, para estreitar a relação entre teorias vistas em aulas e em análises documentais e prática sobre qual é o papel do professor no desenvolvimento dos bebês. Ao término desta experiência, devido às demonstrações dos bebês envolvidos e pesquisas bibliográficas, foi possível considerar que é incumbência do docente com esta idade de crianças, organizar e proporcionar materiais e momentos de forma planejada que favoreçam o desenvolvimento dos sujeitos da sua prática docente, superando um dos maiores desafios de ser professor na Educação Infantil, que é não deixar sua prática voltada para atividades rotineiras e assistencialistas.

  • Referências

    REFERÊNCIAS

    BARBOSA, Maria Carmem. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15860&Itemid=1096. Acesso em: 27 de maio de 2013.

    BATLLORI, Jorge; ESCANDELL, Victor. 150 Jogos para Estimulação Infantil: Atividades para ajudar no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos. Ciranda Cultural. 2008.

    BONFANTI, Claudete; FREITAS, Adriana de. Estudos Temáticos: Educação Infantil: curso de Pedagogia. Itajaí; Biguaçu: Universidade do Vale do Itajaí, 2012.

    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei federal n. 9.394, de 26/12/1996.

    FERREIRA, Anna Rachel. Melecas na parede, no papel e no corpo todo. Revista Nova Escola, editora Abril, ano 28, nº 260, 2013.

    FLICK, Uwe. Uma introdução a Pesquisa Qualitativa. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

    HOHMANN, Claudia Kuinta Dias. Psicologia do Desenvolvimento: curso de Pedagogia. Itajaí; Biguaçu: Universidade do Vale do Itajaí, 2012.

    MUHLPOINTNER, Marcos D.. Desafios Corporais para Bebês. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/desafios-corporais-bebes-681023.shtml. Acesso em: 14 de maio de 2013.

    OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O currículo na educação infantil: O que propõem as novas diretrizes nacionais? Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15860&Itemid=1096. Acesso em: 24 de maio de 2013.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal