• Resumo

    PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

    Data de publicação:
    RESUMO: Segundo o Guia Escolar: Métodos para identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (2004) a escola seria um dos locais privilegiados para que ocorra a identificação e a denúncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescente, considerando o extenso período de tempo em que crianças e adolescentes passam nessa instituição. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), art. 245, os profissionais têm o dever legal e ético de notificar as autoridades competentes caso suspeito ou confirmado de abuso e exploração sexual. Entretanto, os educadores atuam efetivamente como agentes de prevenção? Estão preparados para identificar e denunciar os casos de violência sexual? O presente estudo pretende apresentar e avaliar uma proposta de intervenção junto a educadores do município de Tijucas, SC, realizada pelo Projeto Ciranda da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Referências

    REFERÊNCIAS

    Brasil. Estatuto da criança e do adolescente (1990) – 6. Ed. – Brasília: Câmara dos deputados Coordenação de Publicações, 2008.

    Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998.

    Guia Escola: Métodos para Identificação de Sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2ª. ed. ver. e atual. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministério da Educação, 2004.

    Jasper, A. - Piva, A. E. Cartilha: Formação de Educadores - Prevenção ao Abuso e Exploração SexualInfantojuvenil. Tijucas, 2011.

    OLIVEIRA, C. Soares. Formação de professores e concepções sobre a violência entre crianças e adolescentes. Bauru: Dissertação de mestrado, 2001.

    Revista VEJA: Editora Abril, edição 2271, ano 45, n° 22, 30 de maio de 2012, p.90-98.

    Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educaçãoe do Desposto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis COGEN, 1998, 244 p.

    SANTOS, Rita de C. F. dos. Violência Sexual e a formação de educadores: uma proposta de intervenção. Presidente Prudente: dissertação de mestrado, 2011.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

Access journal