Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Apresentação geral

A TVA é um periódico científico interdisciplinar vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria – Mestrado e Doutorado, da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, especializado no conhecimento do Turismo, de publicação quadrimestral, de circulação nacional e alcance internacional. Atualmente está classificado, segundo os critérios Qualis/CAPES (2013-2016), como B1 na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.
O público-alvo é composto, principalmente, de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e graduação em Turismo e áreas afins; como também por consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas que atuam nessas áreas.
O acesso ao conteúdo publicado é aberto e não são cobradas taxas de submissão e processamento. Nesse sentido, encorajamos a submissão de artigos inéditos, teóricos ou teórico-empíricos, nacionais ou internacionais, no formato de Artigo Científico, que abordem temas relevantes, com perspectivas provocativas e inovadoras para o desenvolvimento científico do Turismo e áreas afins, cujo conteúdo tenha notória profundidade analítica e consistência teórico-metodológica, e reflita o estado da arte da produção do conhecimento na área.
Os trabalhos podem ser submetidos em Português, Inglês e Espanhol, e serão publicados em sua língua original. A submissão deve ser realizada na forma eletrônica no endereço do periódico. A TVA só publicará mais de um artigo do mesmo autor ou coautor, a cada dois anos, para evitar a endogenia, bem como fomentar o número de temas e de autorias nacionais e internacionais. As submissões, avaliações e publicações dos artigos são gratuitas, não havendo cobrança de taxas.
O artigo científico submetido deve ser inédito, ou seja, que não tenha sido publicado em nenhum outro periódico nacional ou internacional, bem como em anais de eventos e/ou capítulo de livro de qualquer natureza.


Missão

Nossa missão é “Interconectar as pessoas interessadas através da transversalidade da pesquisa científica na área do conhecimento do Turismo”.
Com esse objetivo trabalhamos para incentivar as discussões e a disseminação do conhecimento e técnicas aplicadas ao turismo e áreas afins, auxiliando estudantes, pesquisadores, gestores, governantes e outras pessoas interessadas a desvendarem a complexidade e tipicidade do turismo.



Conflito de Interesse

Autores: Os autores devem declarar ao editor (via e-mail à disposição na página de submissão), de forma explícita e individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, não financeiro, etc., bem como qualquer conflito de interesse com revisores ad hoc, quando for o caso, no momento da submissão do artigo e/ou durante o processo de avaliação.
Revisores ad hoc: O revisor deve pronunciar-se quanto ao conflito de interesse no formulário de avaliação. No caso de identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Editor Geral e/ou Editores Associados encaminharão o manuscrito à outro revisor ad hoc

.

Plágio

Os artigos submetidos no periódico serão verificados, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, antes do processo de revisão pelos pares.



Plataformas

A TVA solicita aos autores que, após a publicação, divulguem seus artigos nas plataformas:


Academia.edu – https://www.academia.edu/
Mendeley – https://www.mendeley.com/
ResearchGate – https://researchgate.net/
Google Acadêmico – https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR

 

Políticas de Seção

Ficha Técnica

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editoria

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Informações Editoriais

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Diretrizes para Publicação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Indexadores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A TVA conta com um corpo editorial permanente e avaliadores ad hoc. Tanto os membros do corpo editorial quanto os avaliadores ad hoc são pesquisadores reconhecidos pela comunidade acadêmica. O processo de avaliação das submissões consiste das etapas:



1) Avaliação Desk Review realizada pelo Editor Geral e Assistentes de Editoração
Esse processo visa identificar se o artigo atende aos requisitos de foco e escopo da revista e se os resultados atingem o nível de significância relevante para a pesquisa em turismo e hotelaria. Em seguida, o artigo será verificado num detector de plágio, para confirmação do ineditismo, sendo que, para ser aceito, o artigo não pode ter mais do que 3% de coincidências.
Esse processo ocorre em no máximo 20 dias, sendo que o(s) autor(es) serão informados, por e-mail, se o artigo: a) irá para a etapa seguinte de avaliação; b) ajustes devem ser realizados e uma nova submissão deverá ser feita; c) não há interesse de publicação para a revista.



2) Etapa de avaliação Double-blind Review.
Nesta etapa, o artigo será encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores do quadro da TVA, sem a identificação de autoria (Double-blind review process), que avaliarão o material conforme formulário específico disponível no sistema. O retorno da avaliação é via sistema, sendo solicitado um prazo médio de 45 dias. Em caso de pareceres contraditórios, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador.
No caso de análise pelo terceiro avaliador, caberá aos Editores a definição final sobre a publicação.
Os autores poderão acompanhar o processo de avaliação na área de submissão, na página da revista.



3) Decisão editorial
Após o recebimento das avaliações pelos editores, uma decisão será tomada: a) Aceitar. b) Correções obrigatórias; c) Submeter uma nova rodada; ou d) Rejeitar.
(a) Se a decisão for Aceitar, os autores serão comunicados e encaminhadas as orientações para ajustes, melhorias de conteúdo e/ou forma, revisão gramatical e ortográficas, se necessárias.
(b) Se for Correções obrigatórias e nova rodada, será encaminhado para os autores um e-mail com as orientações dos avaliadores para as devidas correções e ajustes, que deverão ser atendidas no prazo estabelecido. As correções devem estar destacadas no texto e este ser postado no sistema como Documento Suplementar, na primeira submissão.
No caso de uma nova rodada, o artigo será encaminhado para uma nova avaliação por dois avaliadores, podendo ser os mesmos que realizaram a primeira avaliação.
Se após as verificações for constatada a realização das recomendações pelos avaliadores, o artigo será Aceito, procedendo-se conforme o item (a).
(c) Se for Rejeitar, os autores serão informados, via e-mail, com uma síntese das avaliações, destacando os pontos críticos que levaram à decisão. Neste caso, se for de interesse dos autores, eles poderão, após as adequações recomendadas, realizarem uma nova submissão.



4) Aprovação para publicação
Somente após avaliação das melhorias de conteúdo, solicitadas pela TVA, o artigo será aprovado para publicação.
Neste caso, será encaminhada a Ficha de Autor, para ser preenchida com os dados pessoais e profissionais do(s) autor(es), sendo: nome completo, titulação, instituição, faculdade e departamento, cidade, estado, país, e-mail, ORCID e mini-currículo. Bem como a indicação da participação individual na construção do artigo.
Uma versão final traduzida em Inglês ou Espanhol será solicitada (versão final com ofício comprovando credenciais do tradutor), sob encargo do(s) autor(es). Esta versão é opcional, caso o autor desejar a publicação na outra língua.



Periodicidade

Quadrimestral. Os números serão publicados, no primeiro mês do período (janeiro/abril - maio/agosto – setembro/dezembro) de cada ano.



Política de Acesso Livre

A TVA oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que, disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Indexadores

EBSCO
SPELL (melhor classificada entre as revistas brasileiras da área)

 

Diretórios

Latindex – 9115
ULRICH’S Periodicals Directory
CIRET - Centre International de Recherches et d'Etudes Touristiques
Sistema Integrado de Bibliotecas da Univali - SIBIUN