• Resumo

    A INOVAÇÃO NA PERSPECTIVA DE DIRETORES DE HOTÉIS EM AVEIRO – PORTUGAL

    Data de publicação: 10/10/2017
    Os estudos sobre inovação em hotéis merecem atenção especial por serem essas empresas consideradas sine qua non para o funcionamento da atividade turística. No entanto, ainda há escassez de pesquisas (sobretudo, qualitativas) contemplando tal temática em destinos, cujo fluxo turístico tem crescido, como é o caso de Aveiro. Assim, este artigo objetiva mostrar a concepção de inovação sob a ótica de diretores hoteleiros nesta cidade, evidenciando mais precisamente o conceito, a importância e a implementação de inovações nos últimos três anos na perspectiva destes profissionais. Utilizou-se um guião de entrevista com questões abertas. A amostra, escolhida por conveniência, foi composta por quatro diretores, indicados pela técnica chamada “bola de neve”. Para apreciar os dados, empregou-se a análise de conteúdo. Percebeu-se que a criação e/ou melhoria de serviços é principalmente resultante de sugestões de colaboradores, parcerias, captação de necessidades obtidas junto a clientes, pressão de autoridades, participação em eventos e são também influenciadas por razões ambientais. As inovações citadas, representadas basicamente por pequenas mudanças (melhorias) e reparos infraestruturais, são consideradas pelos directores algo positivo e há uma preocupação em implementá-las constantemente. A pesquisa permitiu o levantamento de informações importantes a serem consideradas no processo de medição da inovação em hotéis.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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