• Resumo

    USO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS EM PESQUISA QUALITATIVA: UM ESTUDO EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE TURISMO

    Data de publicação: 20/12/2017
    Os avanços dos estudos acadêmicos em turismo, de origem multidisciplinar, têm revelado novas possibilidades epistemológicas, teóricas e metodológicas para a consolidação deste campo de pesquisas. Nesse contexto, pretende-se apresentar algumas peculiaridades e tendências das pesquisas qualitativas nos estudos do turismo. O objetivo deste artigo é analisar o uso de instrumentos de coleta de dados nas produções acadêmicas, concluídas entre os anos 2010 e 2015, do programa de pós-graduação em turismo da UFRN. A análise de setenta dissertações de mestrado disponíveis nos repositórios da Instituição contribuiu para refletir sobre os caminhos metodológicos adotados pelos pesquisadores desse programa. Identificou-se uma preferência pela abordagem qualitativa, que se utiliza de diversos instrumentos de coleta de dados, como: as entrevistas semiestruturadas, os documentos provedores de dados secundários e as observações realizadas pelos pesquisadores sobre seu objeto de análise. Acredita-se que a escolha destes instrumentos tem colaborado para compreender mais profundamente o fenômeno turístico e garantir maior rigor metodológico neste campo de estudos. A ampliação desta análise requer novas investigações sobre as produções em programas de pós-graduação no Brasil, bem como reflexões acerca da adequação entre os instrumentos de coleta de dados, objetivos e métodos de pesquisas propostos pelos estudiosos do Turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal