• Resumo

    Foco nos negócios x foco nos indivíduos: razões para implementar práticas de responsabilidade empresarial no turismo brasileiro

    Data de publicação: 27/09/2018
    O objetivo do estudo foi identificar o comportamento responsável de empresas de turismo no Brasil e seus motivos para implementar tais ações. A pesquisa obteve 1.350 respostas de empresas de turismo pertencentes a diversos segmentos, tais como alojamento, viagens, alimentação e transporte turístico. A metodologia foi composta por coleta de dados quantitativa via internet, seguida de interpretação baseada em estatística descritiva e análise de clusters. Os resultados indicaram que, entre as empresas de turismo do Brasil, as medidas ambientais são as mais frequentemente implementadas, com destaque para aquelas voltadas para a economia de energia ou água. A análise evidenciou dois grupos distintos, respaldados pelo referencial teórico, quando se trata das razões para implementar as práticas responsáveis: um com foco nos negócios e outro com foco nos indivíduos. Enquanto o primeiro apresenta razões inerentes ao negócio, tais como redução de custos e ampliação da competitividade; o outro grupo tem motivos ligados ao modo de vida e aos valores do indivíduo. O grupo, que tem motivações centradas no indivíduo, revelou-se maior e com mais implementações das medidas investigadas nos três pilares da sustentabilidade. Por fim, não houve constatação de diferenças no desempenho financeiro entre empresas dos dois grupos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal