• Resumo

    Produtos turísticos para demandantes de experiências da dimensão entretenimento de Pine & Gilmore: novas características e tendências para o Paraná

    Data de publicação: 06/06/2019
    Atualmente, a atividade turística tem recebido novos perfis de demanda e, mediante a este fato, os responsáveis pela gestão do turismo buscam aperfeiçoar como seus produtos são conformados no mercado e entregues ao consumidor. Este artigo tem como objetivo diagnosticar atrativos que se relacionam com a dimensão de entretenimento de Pine & Gilmore (1999) no estado do Paraná. Para tanto, adota-se uma pesquisa bibliográfica exploratória em conjunto com a análise documental do Plano Paraná Turístico 2026 - pacto para um destino inteligente. Em primeiro momento foi realizado um levantamento de dados quantitativos relacionados ao potencial do turismo no estado do Paraná, seguido de uma análise qualitativa em relação a atrativos. A investigação possibilita visualizar a forma com que o estado do Paraná está organizando a atividade turística por meio de estratégias de gestão pautadas na economia da experiência. Conclui-se que o modelo dimensional de consumo de Pine & conformação de produtos experiências para o turismo. Desta forma, o destino turístico consegue atender a consumidores específicos, uma vez que as dimensões construídas pelos referidos autores permitem adquirir conhecimento em relação à oferta e demanda.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal