• Resumo

    ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES: EVIDÊNCIAS DAS ÚLTIMAS TRÊS EDIÇÕES DA OKTOBERFEST EM BLUMENAU (2006, 2007 E 2008)

    Data de publicação: 19/11/2010
    O propósito original neste estudo foi analisar e descrever o nível de satisfação dos participantes da Oktoberfest em Blumenau (SC) nas três últimas edições do evento (2006, 2007 e 2008), comparando os resultados entre si. Foram analisados aspectos como atendimento, segurança, sinalização, preços, opções de alimentação e atrações. Estes indicadores podem apontar caminhos para decisões estratégicas em prol da melhoria constante do nível de satisfação dos turistas. A literatura sobre o tema revelou que a satisfação dos clientes é um dos requisitos essenciais para o sucesso de eventos turísticos e que a pesquisa de mercado desempenha papel fundamental nesse processo. Para o cumprimento de tal objetivo, os procedimentos metodológicos foram explorar e descrever o fenômeno em duas fases: qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com os responsáveis pela organização do evento e quantitativa, por meio de um survey com os participantes. Obteve-se uma amostra de 617 respondentes em 2006, 604 em 2007 e 768 em 2008. A análise dos dados permitiu concluir que a capacidade de adequação e reorganização dos organizadores do evento foi mantida ao longo dos três anos estudados. A consistência do gerenciamento das inovações e alterações no planejamento futuro pode ser creditada amplamente à preocupação de se manter o nível de satisfação e às informações desse quesito propiciadas pelas pesquisas junto aos participantes.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal