TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS

Cláudio José Stefanini, Ana Paula Yamashita, Roseane Barcellos Marques Souza

Resumo


A finalidade desta pesquisa foi identificar os fatores que influenciam a percepção de valor para o turista de negócios em relação aos serviços hoteleiros. Buscou-se identificar a partir de três dimensões (Hotel, Apartamento e Funcionários) as variáveis principais que podem agregar valor ao serviço oferecido. Utilizou-se a metodologia quantitativa exploratória, sendo os dados coletados por meio de questionários com pessoas que no exercício de suas funções profissionais viajam regularmente, a amostra foi do tipo não probabilística e por acessibilidade sendo composta por 45 respondentes. Os resultados sugerem que os aspectos básicos em hotelaria, tais como segurança, cordialidade, localização, comunicação, silêncio e ducha são os mais valorizados pelos turistas de negócios. Alguns aspectos considerados como diferenciais pelas cadeias hoteleiras, tais como, banheira, fitness center, sala de reuniões apresentam pouca relevância para este tipo de hóspede. A pesquisa concentrou-se na identificação dos atributos sem sua análise qualitativa. O presente estudo adiciona a literatura sobre turismo de negócios. Em particular, contribui para compreender sob a ótica deste turista o que pode ser considerado um diferencial, e esclarece aos dirigentes para o direcionamento de suas políticas de gestão.

Palavras-chave


Turista de Negócios; Turismo de Negócios; Valor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v14n3.p349-365

ISSN: 1983-7151

Tur., Visão e Ação

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