• Resumo

    Visão baseada em recursos versus imagem do destino: um estudo de estratégia a partir dos imóveis adquiridos por noruegueses no Rio Grande do Norte

    Data de publicação: 02/12/2013
    O trabalho teve o objetivo de identificar o perfil dos turistas, provenientes da Noruega, que compraram condomínios de segunda residência no mercado local de imóveis, estabelecer quais as motivações para a mobilidade residencial que os influenciaram a realizar a compra desse tipo de empreendimento, e também procurou caracterizar qual é a associação desse comportamento com os atributos da imagem do destino do Rio Grande do Norte à luz da teoria da VBR. Analisando os fatores motivacionais que determinam a compra, é necessário destacar que a melhora na qualidade de vida e mudanças na renda relacionadas à profissão são um elemento crucial para os consumidores. A aquisição de um novo imóvel no destino turístico do Rio Grande do Norte não é apenas um bom investimento, significa para muitos dos proprietários a satisfação de suas ambições como indivíduos. No contexto da imagem do destino, o indicador recursos naturais (sol e mar) foi o único quesito de associação relacionado à mobilidade. Assim sendo, pode-se concluir que em termos de fatores internos relativos à heterogeneidade e à imobilidade de recursos, o recurso sol e mar seria o interesse principal dos turistas. Logo, o turismo local, para se manter com uma vantagem competitiva sustentável, deve fortalecer outros recursos, pois o recurso sol e mar está disponível em toda a costa nordestina.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal