AS MUDANÇAS NA IMAGEM DAS CIDADES DE CURITIBA E FLORIANÓPOLIS: UM ESTUDO SOBRE OS REFLEXOS DA DIVULGAÇÃO DAS CIDADES SEDES PARA A COPA DO MUNDO DA FIFA DE 2014

Stefanie Fontanete Trotta, Vivian Iara Strehlau, Frederico De Araujo Turolla

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar a importância da escolha de uma cidade para hospedar um grande evento internacional para imagem desta cidade sede e a manifestação em uma esfera positiva ou negativa, levando em conta a qualificação do teor das notícias analisadas. São analisadas as cidades de Curitiba – sede da copa do mundo da FIFA de 2014 e de Florianópolis – cidade para comparativo de pesquisa após o anúncio da escolha da primeira como cidade-sede. Este estudo contém um referencial teórico sobre marca de lugar/destino e megaeventos. Utilizaram-se dois tipos de pesquisa: bibliográfica e documental. Levantou-se a publicação sobre as duas cidades em dois jornais internacionais: o El País e o The New York Times e empregou-se a análise de conteúdo como técnica de análise das informações; em que se classificaram e se analisaram os resultados qualitativos encontrados nessas mídias nos últimos dois anos que antecederam e sucederam ao anúncio. Os resultados indicam que, apesar de haver uma diferença menor no número de artigos encontrados, houve um aumento na avaliação positiva dos artigos, permitindo acreditar que o anúncio trouxe reflexos positivos para as cidades.

Palavras-chave: Megaeventos. Marca de lugar. Imagem de destino. Curitiba. Florianópolis.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v17n2.p279-300

ISSN: 1983-7151

Tur., Visão e Ação

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