• Resumo

    As fontes de notícias enquanto promotores de notícias: como a estrutura fluida pós-industrial do trabalho jornalístico permitiu que isso acontecesse

    Data de publicação: 08/08/2019

    Este trabalho apresenta um breve panorama sobre as mudanças estruturais do jornalismo e a transformação que isso provoca no trabalho do jornalista e na relação profissional com as fontes de notícias. A construção da proposição do estudo efetivou-se a partir das transições que estão acontecendo no ambiente jornalístico e na crescente capacitação das fontes na produção de conteúdo jornalístico. Buscou-se uma sistematização de pesquisas e análises que remetem à inquietação inicial do estudo: dinâmicas do jornalismo contemporâneo podem estar alterando radicalmente a relação fundamental existente entre o jornalista e a fonte, o que ocasiona, nesta relação de poder, a consolidação do denominado promotor de notícias. O objetivo consiste em discutir eixos de análise que contribuam para a elaboração de novos estudos sobre o tema.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal