• Resumo

    Quando o Facebook pauta o jornalismo: os critérios de noticiabilidade para uma postagem circular como notícia em sites do Amapá

    Data de publicação: 08/08/2019

    O avanço da tecnologia na vida das pessoas fez o cidadão praticar atos de jornalismo em seu cotidiano, como o registro de acidentes para publicar em suas redes sociais, por exemplo. Ao usar publicações de internautas como pauta de seus noticiários, os jornalistas dão um novo significado à referida mensagem, cristalizando assim um processo de circulação. Diante disso, o presente artigo quer saber se isso acontece em sites do Amapá. E se ocorre, o que levou uma repercussão na rede social a virar notícia. Foram examinadas reportagens do primeiro semestre de 2017 publicadas no G1 Amapá e SelesNafes.com, a partir de análise de conteúdo, de acordo com os critérios de noticiabilidade definidos por Galtung e Ruge (1965). Constatou-se que para virar notícia, uma publicação no Facebook deve atender a cinco dos 12 critérios estabelecidos pelos referidos autores: amplitude, imprevisão, relevância, personificação e humanização.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal