• Resumo

    A comunicação de valores éticos na interação entre público e organizações: um estudo das postagens da Vale sobre o caso de Brumadinho

    Data de publicação: 16/12/2019
    Este texto delineia algumas relações entre ética, comunicação e crise organizacional a partir do estudo de vinte postagens e interações da empresa Vale na rede LinkedIn referentes ao rompimento da barragem de Brumadinho-MG, em 2019, publicadas entre janeiro e julho desse ano. A análise indica que os valores comunicados se modificam de acordo com a cronologia dos acontecimentos e as interações do público: (1) no momento do evento, ressaltam-se a preservação da vida, a apuração dos fatos e ações de resgate; (2) conforme mais informações circulam nas semanas seguintes, destaca-se o reconhecimento da responsabilidade; (3) dois meses depois, retoma-se a divulgação dos valores da empresa como funamento para evitar acontecimentos semelhantes. Esses resultados são discutidos a partir das pesquisas sobre ética e comunicação organizacional.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal