• Resumo

    “Enquanto você lia este texto, mais um brasileiro morreu por causa do coronavírus”. Pandemia, necromídia e estética da morte na Folha de S. Paulo .

    Data de publicação: 21/12/2020

    O presente artigo tem por objetivo ampliar o conceito de Necropolítica, desenvolvido pelo pensador camaronês Achille Mbembe (2018), para outras áreas da vida social, mais precisamente a mídia. Trabalhamos com duas hipóteses. 1. A sociedade midiatizada é cada vez mais voltada para a exibição da violência e da morte como espetáculo, processo acentuado nos últimos cinco meses devido à pandemia do coronavírus. 2. Os jornais tentam empreender um movimento de retorno ao protagonismo na formulação das narrativas que circulam socialmente enquanto apelam para uma estética da violência. Nosso material empírico são duas edições do jornal Folha de S. Paulo, nas quais a empresa demonstra com transparência sua estratégia de estetização da morte.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal