• Resumo

    Como acessar a caixa-preta do WhatsApp? Mapeamento dos métodos de publicações científicas que tratam sobre política em uma plataforma fechada de mídia digital

    Data de publicação: 19/07/2021

    Neste artigo, buscou-se responder à pergunta “Quais são os métodos utilizados em artigos científicos sobre política que analisam empiricamente grupos e mensagens no WhatsApp?” Para isso, procurou-se efetuar uma revisão sistemática de literatura dentro das bases Scopus, Web of Science e Google Scholar, algumas das mais revisadas por pares da atualidade. Nelas, foram realizadas pesquisas que combinam a palavra WhatsApp com cada um dos seguintes termos: political, government, election e protest. Dos 51 resultados, identificou-se os métodos e a forma com a qual foi realizada a coleta de dados no WhatsApp. Conclui-se que há um equilíbrio entre abordagens e que não existe uma metodologia predominante para a coleta de dados.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal