• Resumo

    “Vá ao Café Anos 80 e peça uma Pepsi”: Os valores da Pepsi representados no merchandising da trilogia De Volta Para o Futuro

    Data de publicação: 02/09/2011

    A Pepsi há muito tempo vem tentando ser a líder em vendas de refrigerantes. É de longa data suas estratégias de publicidade e propaganda. No cinema, por exemplo, a Pepsi buscou uma oportunidade de expandir sua propagação e ideologia por meio da Geração Pepsi. Este trabalho se dedica a estudar a trilogia De Volta Para o Futuro, pois a mesma utiliza seu protagonista para, além de fazer parte da narrativa da história, interagir com o refrigerante que é mencionado verbalmente ou visualmente em diversos momentos importantes dos filmes. O protagonista Marty, um jovem típico dos anos 80 carrega consigo toda uma personagem construída com a ideologia de uma década. Esta pesquisa, portanto, analisa a forma que a Pepsi demonstra seus valores por meio do merchandising na narrativa da trilogia De Volta Para o Futuro. A partir do estudo verificou-se que as marcas trabalham a construção de uma personificação por meio das inserções publicitárias.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal