• Resumo

    O lugar da política na sociedade midiatizada; Abordagem dos impactos dos processos midiáticos na construção da cidadania

    Data de publicação: 05/09/2011

    O presente artigo é uma parte de uma pesquisa mais ampla vinculada ao grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e educação” e tem como base a discussão dos efeitos da comunicação nos campos do conhecimento, da educação, de política e da cultura. Em especial esse artigo procura realizar uma discussão sobre o lugar da política na sociedade midiatizada e seus impactos na construção da cidadania. Toda a construção teórica do artigo gira em torno do conceito de visibilidade do poder. Esse debate será construído a partir das colocações de Thompson e Habermas. Esses autores são importantes, pois ambos debatem a mudança da esfera pública. Especialmente Thompson já que compreende essa mudança a partir da comunicação. É inegável a importância de discutir essa temática principalmente pelo fato que os meios de comunicação tornaram-se essenciais para o processo político e democratização de um país. Portanto, o problema fundamental do artigo é situar a política no horizonte midiático contemporâneo para perceber os impactos dessa mídia nos processos de consolidação da cidadania.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal