Product Placement em Seriados de Televisão: Um estudo sobre The Big Bang Theory

Rafael Jose Bona, Krislaine Kuchenbecker, Fabrícia Durieux Zucco

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar a imagem da Apple por meio das personagens do seriado estadunidense The Big Bang Theory. Para isso, foram analisadas as ações de merchandising (Product Placement) presentes na narrativa de toda a 4a temporada (24 episódios) que foi exibida entre setembro de 2010 e maio de 2011, nos Estados Unidos. Para atingir os objetivos da pesquisa foram utilizados Trindade (2007) e Russel e Belch (2007) que tratam sobre ações de merchandising em narrativas audiovisuais. Também são utilizados outros autores para fundamentar o trabalho e dar tratamento aos da pesquisa. Os resultados alcançados apontam que as ações de merchandising da Apple na temporada analisada estão relacionadas aos estilos de vida das personagens do seriado e, em sua maioria, em cenas de lazer e nos conflitos básicos da narrativa.


Palavras-chave


Comunicação, Product Placement, Seriado de Televisão.

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