A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais

Patricia Bieging

Resumo


Este trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas.


Palavras-chave


crianças, televisão, identidades culturais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/vd.v12n01.p%25p