• Resumo

    Imagéticas do Brasil na editoria de esportes de Paris Match

    Data de publicação: 12/02/2016

    A partir do pressuposto de que a fotografia participa de processos de mediação de discursos a partir dos quais uma determinada imagem de si e um determinado entendimento sobre o outro se coadunam aos elementos técnicos da composição, esse artigo tem como objetivo estudar as reportagens sobre o Brasil que foram publicadas na editoria de esportes de Paris Match, entre 1949 e 2010. Será analisada a interlocução entre as características composicionais das fotografias publicadas e a narrativa urdida por elas em conjunto com o conteúdo dos textos que as acompanhavam. Pretendemos analisar os lugares comuns mediados pela publicação francesa acerca do Brasil, do imaginário do esporte e do próprio fotojornalismo, bem como a mudança que esses enquadramentos sofreram ao longo do tempo.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal